sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mídias digitais são tema de palestras da Semana da Comunicação

O terceiro dia de palestras da Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá foi marcado pela presença das profissionais de mídias digitais Suzana Pedrinho e Patrícia Moura. Elas palestraram para um auditório lotado de jovens ávidos por discutir as novas tecnologias digitais.
Suzana Pedrinho é graduada em Jornalismo pela Estácio, especialista em Mídias Digitais e professora. Já Patrícia é Analista de Mídias Sociais da Agência Frog do Rio de Janeiro.
Evoluções tecnológicas
Proprietária de uma empresa na área de marketing na web há quinze anos, Suzana iniciou sua palestra afirmando que “muita coisa mudou e que hoje a Internet se encontra num estágio interessante, principalmente para os universitários, pois os mesmos vão entrar num mercado de trabalho que, englobado ao mundo da comunicação, se caracteriza por unir experiência, criatividade e inovação".
Suzana criou o portal www.marketing.com.br, que ocupa o terceiro lugar no ranking de acesso no Google, com mais de duas mil novas visitas por dia. É responsável pelo gerenciamento dos blogs suzanapedrinho.blogspot.com e também nucleoweb.blogspot.com, que contém informações sobre as tendências e mercados das mídias digitais.
Segundo Suzana, para execução de qualquer trabalho na internet é necessário “fazer uso de um planejamento com um público-alvo bem definido, juntamente com a comunicação correta dirigida a esse público e, é claro, a tecnologia". Acrescentou ainda que "o marketing é a base para o sucesso de um projeto empreendedor".
Suzana afirmou que a inovação vale muito mais do que a experiência dentro do mundo da internet, mas que o mais importante é ler muito.
- A inovação é básica, mas a inovação sozinha não dá retorno. Você tem que saber exatamente com quem você está falando e para quem você está falando. A inovação pura e simplesmente, nunca vai ser mais importante do que a parte fundamental e teórica da consciência crítica que vocês aprendem aqui na faculdade, analisou.
Mídias Sociais
Já a analista de mídias sociais da Agência Frog, Patrícia Moura, é formada em Publicidade pela Unesa e também é pós-graduada em Mídias Digitais. Na agência, Patrícia afirma não seguir uma rotina e sim o planejamento do que irá entrar no ar de acordo com as prioridades dos clientes. A agência Frog desenvolve sites, pesquisa tendências e gerencia canais de comunicação em redes sociais respondendo pelas empresas clientes.
Para Patrícia, os profissionais podem participar do mercado de mídias digitais, primeiramente criando e desenvolvendo conteúdo, pois para tanto não há a necessidade de estar em uma agência.
- Crie o seu blog, entre em fóruns, redes sociais, comece a fazer vídeo ou crie uma comunidade. Hoje blogueiro e dono de comunidade famosa em rede social são os principais elementos que o profissional de mídia trabalha para divulgar sua marca, produto ou serviço.
Questionada em relação à perda de espaço do jornal para as mídias digitais, Patrícia disse que hoje o jornal já perde espaço em termos de vendas: “Os jovens hoje não têm o mesmo hábito de leitura de mídia impressa que as gerações anteriores, pois podem acessar o conteúdo gratuito na Internet de diversas formas. Mas, não acredito no final do jornal, pois para todas as mídias existe um espaço e um público.”
A analista de mídias sociais conduziu uma palestra interativa, onde os participantes escolhiam os temas através de uma apresentação de slides. Ao final, exibiu um vídeo que fez uma retrospectiva em relação à tecnologia, comparando a sociedade e o mundo que a cerca desde antigamente até o futuro.

Por: Maria Clara Jordão e Paola Coimbra
30/10/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário