quinta-feira, 28 de maio de 2009

Evidenciar a capacidade, nunca a deficiência

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou no último sábado (23/05) o oitavo Seminário do Centro-Norte Fluminense. O evento aconteceu no teatro do Colégio Anchieta.
Dezoito representantes de municípios do estado do Rio de Janeiro estavam presentes ao evento. Algumas autoridades também prestigiaram o seminário como o deputado federal Fernando Lopes, o deputado estadual Olney Botelho, o secretário municipal de Agricultura Roberto Wermelinger e os vereadores Vanor Breder e Marcelo Verly, representando o governo municipal.
O Coordenador de Divulgação e Eventos da Apae, Flávio Mello, deu início à palestra com a exibição de um vídeo institucional, apresentado o trabalho desenvolvido pela Apae Nova Friburgo.
Flávio é irmão de Rafael Mello, paralisado cerebral severo hoje com 39 anos. Em função de terem essa situação na família, se envolveram cada vez mais no intuito de buscar melhorias para a qualidade de vida dos excepcionais. O coordenador salientou também os pontos de credibilidade da Apae, quanto ao reconhecimento de quem ajuda e a divulgação e prestação de contas na mídia.

- A comunicação na Apae é vista com um programa, porque a gente parte do princípio de que até 70% das crianças que nascem com algum tipo de deficiência, poderiam não ter nascido com essa deficiência se houvesse maior investimento na área de comunicação. Sobre o preconceito, Flávio Mello disse "acreditar que é fruto da desinformação".

A Psicopedagoga Vivian Rodrigues, a Coordenadora Pedagógica Ana Rosa Cordeiro e a Coordenadora de Saúde, Daniele Keller deram continuidade a palestra abordando questões sobre a importância de um olhar mais amplo sobre os diversos tipos de deficiências
Durante o seminário, foram apresentados vídeos feitos pelos próprios funcionários da Apae, que mostravam as atividades e o dia-a-dia dos atendidos pela instituição.
A essência da evolução é o carinho
Á tarde, a Mestra em Educação e Psicopedagoga Maria Mirasselva realizou uma palestra voltada para a área pedagógica e jurídica, ressaltando a importância das leis voltadas para o contexto da educação.

- A sociedade brasileira é altamente preconceituosa devido ao desconhecimento. Existem muitas leis contra a exclusão, mas isso não quer dizer que estamos livres dela, afirmou Mirasselva.
A palestrante abordou ainda a ação do ser humano, que segundo ela é baseada na emoção. “Uma mãe não tem que ser rica para saber cuidar de seu filho, ela necessita dar carinho. Quantas vezes o amor já salvou vidas?”, indagou.

O seminário contou com a presença dos alunos da Apae, que se apresentaram para o público com danças folclóricas e de expressão corporal, capoeira e o Grupo Expressom com músicas, reforçando a idéia de que o desenvolvimento se dá a partir das trocas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário